Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou este domingo à noite ao país, depois de ter participado, na cidade de Adis Abeba (Etiópia), na 37ª sessão ordinária da cimeira da União Africana (UA), iniciada sábado.
O Chefe de Estado foi recebido, à sua chegada no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pela Vice-presidente da República, Esperança da Costa.
João Lourenço fez-se acompanhar da Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço.
Durante a sua passagem por Adis Abeba, João Lourenço manteve igualmente encontros separados com os seus homólogos do Rwanda, Paul Kagamé, e da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, à margem dos trabalhos da cimeira da União Africana.
Entrevistou-se também com o primeiro-ministro etíope, Aby Ahmed, anfitrião da 37ª cimeira da UA, com quem passou em revista o estado das relações bilaterais, depois da assinatura de um Acordo Geral de Cooperação e outro de isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço.
A sua primeira actividade, na capital etíope, foi presidir a uma cimeira extraordinária sobre a situação no leste da RDC na presença de nove chefes de Estado, incluindo Paul Kagamé e Tshisekedi, num encontro convocado por sua iniciativa.
O chefe de Estado angolano convocou a reunião na sua qualidade de medianeiro da UA no conflito entre a RDC e o Rwanda e no quadro de esforços diplomáticos para relançar o processo de paz no leste da RDC.
Na ocasião, esclareceu que decidiu convidar os seus homólogos africanos para o encontro na tentativa de “vermos se podemos colocar sobre os carris o processo de pacificação da RDC”.
Recordou que este processo esteve muito próximo de alcançar progressos, pelo menos em relação a uma das forças negativas que actuam na RDC, designadamente o M23, mas que lamentavelmente registou um grande retrocesso.
Actualmente, o processo de paz na RDC é descrito como estando em “fase explosiva” com a retomada e o agravamento das confrontações militares entre as forças governamentais e os rebeldes do M23 (Movimento do 23 de Março). OHA