Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou esta noite de quinta-feira ao país, depois de ter efectuado uma visita de algumas horas ao Congo para consultas políticas sobre a situação no Gabão.
Na Base Aérea Militar de Luanda, o Chefe de Estado angolano recebeu cumprimentos da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, e de membros do Executivo.
João Lourenço deslocou-se ao Congo a convite do Presidente Denis Sassou Nguesso, com quem apreciou a situação do Gabão, marcada por um golpe de Estado praticado na quarta-feira (dia 30) pelo exército gabonês.
Durante a sua estada, os Chefes de Estado de Angola, João Lourenço, e do Congo, Dennis Sassou N’Guessou, condenaram a tomada de poder pela força na República do Gabão, tendo apelado ao respeito pela integridade física do Presidente Ali Bongo Odimba, de sua família e de altas entidades das instituições do Estado.
Exortaram todos os actores a previlegiarem o diálogo político como forma de preservar a paz, a unidade e a serenidade do povo gabonês.
Na madrugada de quarta-feira um grupo de militares do exército gabonês anunciou um golpe de Estado, em rede nacional da televisão local, após a divulgação dos resultados das eleições gerais naquele país.
O anúncio foi feito num comunicado de imprensa lido no canal de televisão “Gabon 24” por militares que decidiram o fecho das fronteiras do país.
O Gabão situa-se na costa atlântica da África central e tem fronteiras terrestres com Guiné Equatorial, Camarões e com o Congo e marítimas com São Tomé e Príncipe.
Angola e Congo fazem também parte da sub-região da África Central. OHA/ADR