Kigali (do enviado especial) - O Chefe de Estado, João Lourenço, chegou este domingo, a Kigali (Rwanda), para testemunhar a tomada de posse do Presidente Paul Kagame, reeleito em Julho para um quarto mandato de cinco anos, com 99 por cento dos votos.
No aeroporto de Kigali, o Presidente João Lourenço recebeu cumprimentos de boas vindas de entidades locais, entre outras individualidades.
A cerimónia que será testemunhada por mais de 20 Chefes de Estado vai decorrer no Estádio Amahoro, em Kigali, com capacidade para l45 mil pessoas.
Paul Kagame tornou-se Presidente do Rwanda em 2000, eleito pelo Parlamento, após a demissão do então Chefe de Estado, Pasteur Bizimungu, a que se seguiram outras quatro eleições por sufrágio universal.
Nas legislativas, que ocorreram simultaneamente, confirmou-se igualmente a hegemonia do partido Frente Patriota Rwandesa (FPR) que arrecadou 68,83% dos votos
O actual líder, é uma das figuras dominante do Rwanda desde que derrubou, em Julho de 1994, com a FPR o governo hutu.
O Rwanda é um país localizado na África Oriental, conhecido por sua história recente, especialmente o genocídio de 1994, mas também por seu notável processo de recuperação e desenvolvimento desde então.
Esta Nação está independente desde 01 de Julho de 1962 e conta com uma área de 26 mil 340 quilómetros quadrados, onde vivem cerca de 13,6 milhões, que assentam a sua economia fundamentalmente no turismo, mineração e agricultura.
Possui um território montanhoso e sem saída para o mar, fazendo fronteiras com Burundi (Sul), República Democrática do Congo (Oeste), Uganda (Norte) e Tanzânia (Leste). AFL/VIC