Pretória (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, chegou na tarde desta quarta-feira à África do Sul, para uma visita de Estado à convite do seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, com a finalidade de imprimir uma nova dinâmica na cooperação bilateral.
Na Base Aérea de Waterkloof, o Chefe de Estado, acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de boas vindas de membros dos governos sul-africano e angolano e da Embaixada de Angola neste território.
A agenda de João Lourenço, cuja visita termina quinta-feira,.inscreve para quinta-feira um encontro com Cyril Ramaphosa, após honras protocolares no Palácio "Union Buildings".
Seguir-se-ão conversações entre as duas delegações governamentais, que vão discutir o reforço da cooperação em áreas como a energia, defesa, ensino superior, educação, cultura, juventude e o desporto, entre outras.
As conversações vão dar lugar à assinatura de vários acordos de cooperação e memorandos de entendimento, instrumentos que vão reger os próximos tempos das relações entre Angola e o país de Nelson Mandela.
Está igualmente prevista a realização de um Fórum Empresarial África do Sul-Angola, onde o Presidente Lourenço discursará, para apresentar as oportunidades do potencial de cooperação da economia angolana.
O estadista sul-africano vai também usar da palavra na cerimónia que contará com a presença de vários empresários locais .
Angola e África do Sul, ambos membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), possuem relações de amizade e cooperação há longa data.
Nos anos recentes, os respectivos governos têm actualizado seus compromissos bilaterais para enfrentar os desafios económicos e promover reformas em ambos os países.
Essas áreas demonstram que as relações entre os dois países vão além de aspectos económicos e buscam também consolidar laços históricos e regionais que promovam desenvolvimento sustentável e estabilidade política, para o bem-estar dos respectivos povos e nações.AFL/ART