Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, chegou esta sexta-feira (12) à província de Malanje, onde irá proceder a uma breve visita de trabalho, com o objectivo de avaliar o funcionamento dos principais empreendimentos do sector da energia e águas.
No aeroporto, o Chefe de Estado foi recebido pelo governador local, Marcos Nhunga, bem como por ministros, membros do Governo provincial de Malanje e autoridades tradicionais.
Nesta região, o Presidente angolano vai visitar Laúca, uma das maiores barragens hidroeléctricas do país, com uma superfície de 24 mil hectares e uma albufeira de 188 quilómetros quadrados para constatar o seu funcionamento.
A construção desta envolveu um custo global de quatro mil milhões de dólares norte-americanos.
A visita a Laúca vai contar com a presença do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, de outros membros do Executivo angolano e autoridades locais.
Nesta sua deslocação, visitará também Capanda, uma Hidroeléctrica com uma central inaugurada em 2004, que dispõe de quatro turbinas, com potência instalada de 130 megawatts, cada uma que ao todo, perfaz 520 MW, metade da capacidade instalada em Laúca.
Malanje é uma das 18 províncias de Angola, localizada na região Norte do país, e tem cerca de um milhão, 108 mil e 264 habitantes e com uma área territorial de 98 mil e 320 km2.
Constituída por 14 municípios (Cacuso, Cahombo, Calandula, Cambundi-Catembo, Cangandala, Kiwaba Nzoji, Kunda-Dya-Baze, Luquembo, Malanje, Marimba, Massango, Mucari, Quela e Quirima), tem como cartão de visita a Palanca Negra Gigante. FMA/SC/ADR