Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

João Lourenço fala com Tshisekedi sobre pacificação no leste da RDC

     Política              
  • Luanda • Quinta, 29 Dezembro de 2022 | 18h29
Presidente de Angola, João Lourenço, e da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi
Presidente de Angola, João Lourenço, e da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi
Pedro Parente / Arquivo

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, manteve uma conversa telefónica, hoje à tarde, com o seu homólogo da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, sobre a pacificação do leste deste país.

Os dois Estadistas falaram especificamente sobre a implementação das decisões da recente minicimeira de Washington, que define a criação de condições para a concretização dos objectivos fixados pelo Roteiro de Luanda.

O Roteiro de Luanda resulta da minicimeira regional, realizada em Novembro na capital angolana, que adoptou um Plano de Acção para a paz  na República Democrática do Congo (RDC) e a normalização das relações deste país com  o Rwanda.

A iniciativa contou com os chefes de Estado (ou seus representantes) de Angola, João Lourenço, do Burundi, Évariste Ndayishimiye, da RDC, Félix Antoine Tshisekedi, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Rwanda, Vincent Biruta, bem como o antigo presidente queniano, Uhuru Kenyatta, este último que participou na qualidade de facilitador da paz para o leste da RDC, designado pela Comunidade dos Estados da África Oriental (EAC).

O encontro foi convocado pelo Presidente João Lourenço,  na sua qualidade de mediador da União Africana (UA), para procurar as vias de resolução da  crise prevalecente na fronteira entre a RDC e o Rwanda.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Uhenha do Luar vence Carnaval infantil no Cassengo

 Quarta, 26 Fevereiro de 2025 | 09h26

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+