Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, manteve uma conversa telefónica, hoje à tarde, com o seu homólogo da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, sobre a pacificação do leste deste país.
Os dois Estadistas falaram especificamente sobre a implementação das decisões da recente minicimeira de Washington, que define a criação de condições para a concretização dos objectivos fixados pelo Roteiro de Luanda.
O Roteiro de Luanda resulta da minicimeira regional, realizada em Novembro na capital angolana, que adoptou um Plano de Acção para a paz na República Democrática do Congo (RDC) e a normalização das relações deste país com o Rwanda.
A iniciativa contou com os chefes de Estado (ou seus representantes) de Angola, João Lourenço, do Burundi, Évariste Ndayishimiye, da RDC, Félix Antoine Tshisekedi, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Rwanda, Vincent Biruta, bem como o antigo presidente queniano, Uhuru Kenyatta, este último que participou na qualidade de facilitador da paz para o leste da RDC, designado pela Comunidade dos Estados da África Oriental (EAC).
O encontro foi convocado pelo Presidente João Lourenço, na sua qualidade de mediador da União Africana (UA), para procurar as vias de resolução da crise prevalecente na fronteira entre a RDC e o Rwanda.