Luanda - Uma mensagem do Presidente da República, João Lourenço, para a sua homóloga da Suíça, Viola Patrícia Amherd, que expressa a amizade e solidariedade entre os dois países, foi entregue, esta terça-feira, em Berna, capital da Confederação Helvética.
A missiva do Chefe de Estado angolano foi entregue pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, ao conselheiro federal e ministro dos Negócios Estrangeiros da Confederação Helvética, Ignazio Cassis.
Durante o encontro, os dois chefes que lidam com a diplomacia aproveitaram o momento para passarem em revista assuntos relacionados com a cooperação bilateral, que têm vindo a fortificar-se cada vez mais.
A Suíça, oficialmente conhecida como Confederação Helvética, é uma República Federal composta por 26 Estados, chamados de Cantões, com a cidade de Berna a sede das autoridades federais.
O país está situado na Europa Central, fazendo fronteira com a Alemanha a norte, a França a oeste, com Itália a sul e com a Áustria e o principado de Liechtenstein a leste.
A Suíça é um país encravado (sem costa marítima) cujo território é dividido geograficamente entre o Jura, o Planalto Suíço e os Alpes, somando uma área de 41 285 km².
A população suíça é de aproximadamente 8,5 milhões de habitantes e concentra-se principalmente no planalto, onde estão localizadas as maiores cidades do país, dentre elas duas cidades globais e centros económicos de Zurique e Genebra.
A Suíça é um dos países mais ricos do mundo relativamente ao PIB per capita calculado em 818,4 mil milhões de dólares americanos em 2024, sendo as cidades de Zurique e Genebra classificadas como as cidades com melhor qualidade de vida no mundo.
As relações político-diplomáticas e de cooperação entre Angola e a Confederação Suíça remontam desde os primeiros anos da independência nacional.
Recentemente, Angola e a Confederação Suíça manifestaram a intenção de concluírem os instrumentos jurídicos bilaterais, sobretudo no que tange a protecção de investimentos e prevenção de dupla tributação.
Em Novembro de 2023, o Executivo Angolano e o Governo da Suíça rubricaram, em Luanda, um acordo de cooperação para evitar a dupla tributação (ADT) em matéria de Imposto sobre Rendimento e prevenir a fraude e a evasão fiscal.
A cooperação suíça tem sido vital para aliviar as camadas mais desfavorecidas da população angolana, especialmente através de programas de restituição de fundos bloqueados na Suíça nos últimos dez anos.
A Suíça tem também demonstrado um compromisso constante com os direitos humanos e as liberdades fundamentais, alinhando-se com os princípios defendidos por Angola.ART