Luanda - Uma mensagem do Presidente da República de Angola, João Lourenço, dirigida ao seu homólogo do Benin, Patrice Talon, foi entregue esta segunda-feira (9), em Cotonou, pelo embaixador José Bamóquina Zau.
De acordo com uma nota da representação diplomática angolana a que a ANGOP teve acesso, a mensagem, cujo conteúdo não foi revelado, foi recebida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros deste país, Oloushegun Bakary Adjadi, durante uma audiência que concedeu ao diplomata angolano.
Durante a audiência, o ministro Oloushegun Bakary Adjadi felicitou a liderança do Presidente João Lourenço na dinâmica que imprimiu para a pacificação dos Grandes Lagos, em especial, com o acordo de cessar-fogo entre a RDC e o Rwanda, que vigora desde a meia-noite do dia 4 de Agosto.
As frequentes trocas de correspondências entre os dois estadistas e as consultas permanentes a nível dos dois ministros das Relações Exteriores indicam um nível satisfatório das relações bilaterais.
Em Julho do corrente ano, Angola e Benin assinaram, em Luanda, um acordo de isenção de vistos e acordaram intensificar a cooperação bilateral nos domínios diplomático, económico e comercial.
Ainda este ano, os dois países poderão assinar um outro acordo no domínio da transportação aérea com foco para o projecto cultural pan-africano do Festival de Vodoun, onde a TAAG poderá operar voos Rio de Janeiro-Luanda-Cotonou para escoar milhares de peregrinos e turistas latino-americanos que em Janeiro de 2025 participarão do evento que terá a duração de cinco (5) dias.
A festa de Vodoun, conhecida como o Dia das Religiões Tradicionais no Benin, celebra a história da nação em torno da religião do Vodoun na África Ocidental.
Regista um inusitado movimento de turistas e peregrinos vindos de vários países do mundo para participar dos valores religiosos, artísticos, culturais e históricos, palestras, shows e a deliciosa culinária beninense.