Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, deixa sábado o país, com destino aos Emirados Árabes Unidos, onde vai participar, na cidade de Abu Dhabi, da Semana da Sustentabilidade (ADSW) 2023, a decorrer de 14 a 19 deste mês.
A semana da sustentabilidade é um fórum dedicado ao ambiente, promovido todos os anos, por este período, pelo Governo dos Emirados Árabes Unidos, segundo o secretário para Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República, Luís Fernando.
No quadro deste evento, o Chefe de Estado angolano vai partipar, na terça-feira, dia 17, num paínel reservado a um debate sobre o acesso à energia limpa, disponível e de confiança e quanto isso é crucial para o desenvolvimento do Continente Africano.
O referido paínel terá igualmente a participação dos Chefes de Estado da Zâmbia, Hakainde Hichilema, do Uganda, Yoweri Kaguta Museveni, e da Tanzânia, Samia Suluhu.
Esta é a segunda vez que o Presidente angolano é convidado a exprimir as suas ideias sobre um mundo mais sustentável, na capital do Emirados Árabes Unidos. A primeira vez foi em Janeiro de 2019.
Este ano, a cúpula realiza-se sob o tema central "Unidos na Acção Climática Rumo à COP28".
O programa do evento prevê a realização, pela primeira vez, de uma Cúpula do Hidrogênio Verde, com foco no processo de descarbonização das indústrias e consequetemente do ambiente.
Entre 16 e 18 de Janeiro, a Semana da Sustentabilidade 2023 centrará a atenção no envolvimento dos jovens na acção climática, com a plataforma Youth for Sustainability (Juventude para a Sustentabilidade), que tem como objectivo atrair três mil jovens.
A referida semana também contará com o fórum anual da plataforma Mulheres em Sustentabilidade, Meio Ambiente e Energia Renovável da Masdar, dando voz às mulheres no debate.