Brasília (Dos enviados especiais) - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, terminou hoje a sua agenda oficial em Brasília, onde testemunhou, no domingo (1 de Janeiro), a tomada de posse do Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva.
Na Base Aérea Militar de Brasília, o Presidente recebeu cumprimentos de despedida de autoridades do Governo do Brasil, do ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, e do embaixador de Angola no Brasil, Florêncio de Almeida, entre outras entidades.
No Brasil, o Chefe de Estado, que deixou a capital angolana no dia 30 de Dezembro, para responder ao convite de Lula da Silva, fez-se acompanhar da primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço.
Além de participar da cerimónia de posse, João Lourenço concedeu audiências aos presidentes de Timor-Leste, José Ramos-Horta, da Guiné-Bissau, Umaro Sissoko Embaló, à primeira Vice-primeira ministra da Economia da Ucrânia, Yuliia Svyrydenko, e ao presidente do Parlamento da Argélia, Ibrahim Boughali, entre outras entidades.
A cooperação técnica entre Angola e Brasil começou a desenhar-se em 1980 com a assinatura do Acordo de Cooperação Económica, Científica e Técnica, no dia 11 de Junho daquele ano.
No âmbito desse acordo, Angola e Brasil desenvolveram cooperação nas áreas da saúde, cultura, administração pública, formação profissional, educação, meio ambiente, desportos, estatística e agricultura.
O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola.