Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, recomendou nesta terça-feira, em Luanda, ao Ministério das Relações Exteriores (Mirex) maior organização, para continuar a alcançar maiores sucessos na diplomacia.
O Titular do Poder Executivo discursava na abertura do IX Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Relações Exteriores, a decorrer até 13 do corrente mês, instituição responsável por executar a política externa do Estado.
Na sua intervenção, o Presidente João Lourenço falou também da formação contínua dos diplomatas e funcionários deste departamento ministerial que deve estar no centro das preocupações.
“Precisamos de tirar o máximo de rendimento da Academia Diplomática Venâncio de Moura, na rotatividade dos embaixadores chefes de missão diplomática e o restante pessoal diplomático”, referiu.
Declarou que entre duas missões no exterior, enquanto aguardam por outras, os embaixadores devem trabalhar no ministério, estar ocupados nas diferentes direcções ou proferir palestras na Academia Diplomática, no intuito de transmitir a sua experiência.
Por outro lado, recomendou aos ministérios das Relações Exteriores e das Finanças a preocuparem-se mais em cuidar do património de Angola no exterior.
Referiu-se, sobretudo, ao património imobiliário existente, como os edifícios das chancelarias, residências para os funcionários e terrenos para construção, cujas obras, às vezes, levam anos para o seu início.
“Todo esse património deve ser melhor gerido, conservado e rentabilizado”, realçou.
O conselho consultivo decorre sob o lema “o MIREX e a acção diplomática angolana no actual contexto internacional: desafios e perspectivas" e tem como objectivo fazer uma avaliação periódica do desempenho, no domínio da política externa e da diplomacia.
O evento, que termina na quinta-feira (dia 13), tem ainda como finalidade a avaliação do grau de coordenação entre as estruturas do MIREX e parceiros governamentais, planificação das actividades para o presente ano, reforço da organização interna e análise dos principais assuntos da política internacional.
O último conselho foi realizado em 2019, sob o lema “Reforma e formação, uma visão virada para o futuro”.
Criado a 12 de Novembro de 1975, o Ministério das Relações Exteriores é o departamento ministerial ao qual compete auxiliar o Presidente da República na coordenação, formulação, planificação, execução e avaliação da política externa e de cooperação internacional, em todas as suas vertentes.
Cabe ainda ao Ministério das Relações Exteriores a defesa dos interesses do país e protecção dos direitos dos seus cidadãos no exterior. AFL/OHA/ADR