Conakry (Dos enviados especiais) - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi condecorado, esta sexta-feira, em Conakry, pelo seu homólogo Alpha Condé, com a Grã-Ordem Nacional da República da Guiné.
O Chefe de Estado angolano, que está desde quinta-feira em Conakry, em visita de Estado, foi galardoado com a distinção que premeia personalidades com elevado mérito e lealdade na execução de serviços em benefício da Nação guineense.
A galeria de personalidades condecoradas com o Grã-Ordem Nacional da Guiné inclui Kim Jong-il (ex-Presidente da Coreia do Norte), Valéry Giscard d'Estaing (ex-Presidente francês) e Agostinho Neto (primeiro Presidente de Angola).
Também já foram distinguidos com a Grã-Ordem Nacional da Guiné, Recep Tayyip Erdogan (Presidente de Turquia), Amadou-Mahtar M'Bow (político senegalês), Alpha Condé (Presidente da Guiné) e Blaise Compaoré (ex-Presidente do Burkina Faso).
Memorando sobre consultas políticas
Os Governos de Angola e da Guiné assinaram, esta sexta-feira, em Conakry, um Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas, na presença dos dois Chefes de Estado e abre caminho a realização da segunda sessão da Comissão Mista Bilateral, que deverá acontecer em Novembro do ano em curso, em Conakry.
O Memorando foi assinado pelos ministros das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e dos Negócios Estrangeiros da Guiné, Ibrahima Khalil Kaba.
Com a assinatura do entendimento espera-se concluir também um acordo sobre questões migratórias.
PR reúne sábado com ex-militares guineenses
Sábado, a agenda do Presidente da República prevê um encontro com ex-militares guineenses, que combateram em Angola e mais um encontro com o Presidente Alpha Condé.
No princípio da noite está prevista um acto cultural, última actividade oficial do Presidente João Lourenço na Guiné.