Adis Abeba (Dos enviados especiais) – O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, iniciou a sua agenda de trabalhos, em Adis Abeba, com dois encontros separados, esta sexta-feira, com o seu homólogo sul-africano e o presidente da Comissão da União Africana (UA).
Não foram prestadas declarações à imprensa no termo dos dois encontros realizados poucas horas depois da chegada de João Lourenço à capital etíope e antes do arranque dos trabalhos de uma cimeira extraordinária sobre a RDC.
Oi João Lourenço e o seu homólogo da África do Sul, Cyril Ramaphosa, estão em Adis Abeba igualmente para participar na 37.ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, este fim-de-semana.
Acredita-se, por isso, que a audiência que João Lourenço concedeu ao presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, serviu para, entre outros assuntos, informar sobre os preparativos da conferência da organização continental.
A cimeira extraordinária sobre a RDC, que arrancou, nas primeiras horas da noite desta sexta-feira, foi convocada pelo Chefe de Estado angolano para discutir sobre o relançamento do processo de paz no leste do país
Participam na reunião Chefes de Estado e de Governo de 10 países, incluindo Angola, África do Sul, RDC, Rwanda, Burundi, Tanzânia e Quénia. IZ/ADR