Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, abordou, esta quinta-feira, ao telefone, com o Presidente do Rwanda, Paul Kagame, a situação de segurança no Leste da República Democrática do Congo, no quadro da sua missão enquanto medianeiro mandatado pela União Africana.
João Lourenço falou com o seu homólogo ruandês ao meio da tarde desta quinta-feira, depois de o ter feito quarta-feira com o Presidente Félix Tshisekedi, do Congo Democrático.
Segunda-feira última, o Congo Democrático e o Rwanda aprovaram, em Luanda, um documento denominado Conceito de Operações (CONOP), instrumento que orientará a implementação do Plano Harmonizado para a Neutralização das FDLR.
O documento, aprovado durante a sexta reunião ministerial sobre o processo de paz no leste da RDC, sob mediação de Angola, vai facilitar também o Desengajamento das Forças/Levantamento das medidas de defesa do Rwanda. As delegações foram chefiadas pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Francofonia da RDC, Therese Wagner, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Rwanda, Olivier Nduhungirehe, e pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António.
Durante a reunião, os ministros concluíram sobre a necessidade de continuar as negociações com a maior brevidade possível sobre os aspectos ainda do projecto de Acordo, conforme submetido às Partes por pelo Presidente angolano, João Lourenço, em Agosto último.ART