Luanda – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, abordou, nesta segunda-feira, via telefónica, com o seu homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, a situação de tensão no Leste deste país.
De acordo com uma nota de imprensa dos Serviços de Apoio ao Presidente da República, a que a ANGOP teve acesso, a conversa teve lugar na sequência da reunião tripartida do último sábado (5), em Luanda, que congregou os chefes das diplomacias das repúblicas Democrática do Congo, Rwanda e Angola.
A nota sustenta que o Presidente João Lourenço falou, na tarde de hoje, com o seu homólogo Félix Antoine Tshisekedi para trocar impressões sobre as matérias tratadas na capital angolana, quer pelos ministros, quer pelos especialistas em segurança dos três países.
A deterioração do clima de segurança no Leste do Congo Democrático tem obrigado a uma intensificação dos esforços diplomáticos de Angola, na pessoa do seu Presidente, sobretudo, na condição de medianeiro.
A tensão no Leste da RDC cresceu nos últimos meses, após o reinício, em Março último, dos combates entre o exército congolês e o movimento M23, segundo as autoridades de Kinshasa, apoiado pelo Rwanda, país vizinho.
Em virtude deste facto, e uma vez que Angola preside à Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), bloco geográfico ao qual pertence o Congo Democrático, o chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi mandatado pela União Africana para mediar o conflito, daí que se tem multiplicado em iniciativas para alcançar a paz na região.