Luanda - O Chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, chegou ao princípio da noite de hoje a Luanda, para participar na cerimónia de investidura do Presidente reeleito de Angola, João Lourenço, quinta-feira (15).
O líder guineense, actual presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CDEAO), recebeu cumprimentos de boas-vindas, no Aeroporto internacional 4 de Fevereiro, na capital angolana, do ministro das Relações Exteriores, Téte António, acompanhado da governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho.
É o primeiro Chefe de Estado convidado para a cerimónia de investidura a desembarcar na capital angolana, que, entre outras entidades, poderá acolher o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que já conrifmou presença no evento.
Após a sua chegada, o estadista guineense deslocou-se ao Palácio Presidencial da "Cidade Alta", onde manteve um encontro com o Presidente João Lourenço.
Umaro Sissoco Embaló já havia felicitado João Lourenço, em seu nome e do povo guineense, após a vitória nas eleições gerais de 24 de Agosto.
Também hoje chegaram a Luanda, e para o mesmo propósito, o Presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Gilberto da Veríssimo, e o Secretário Executivo da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), Embaixador Georges Chikoti.
As quintas eleições em Angola foram vencidas pelo partido MPLA e o seu líder, João Lourenço, com 51,17 por cento dos votos expressos nas urnas.