Luanda - O Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, chega esta quinta-feira à noite a Luanda, para uma visita oficial, a convite do Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
A missão do Presidente francês será cumprida ao longo de sexta-feira (3), refere uma nota da Secretaria de Imprensa do Palácio Presidencial, a que a ANGOP teve acesso.
Segundo o documento, na sexta-feira a agenda de Emmanuel Macron começa com uma ida ao Museu da Moeda, à Baixa de Luanda, para encerrar o Fórum Empresarial França-Angola, que iniciou hoje.
Depois, o Chefe de Estado francês desloca-se ao Palácio Presidencial, para um encontro a sós com o Presidente João Lourenço.
Entre outros actos no Palácio, os Chefes de Estado de Angola e da França vão prestar declarações à imprensa, informa a nota, adiantando que Emmanuel Macron deixará Luanda a meio da tarde de sexta-feira.
Relações bilaterais
Angola e França estabeleceram relações diplomáticas a 17 de Fevereiro de 1976. Os dois países possuem, igualmente, relações de cooperação em diversas áreas.
A cooperação entre os dois países conheceu novos desenvolvimentos depois da visita oficial do Presidente João Lourenço a França, a 28 de Maio de 2018.
No quadro da cooperação bilateral, mais de 70 empresas francesas operam em Angola. As exportações de petróleo de Angola para França rondam os 400 milhões de dólares norte-americanos.
A França pretende alterar e aprofundar as relações comerciais com Angola, no âmbito da diversificação económica em curso no país.
Constam das prioridades questões ligadas à industrialização, particularmente nos domínios da logística, distribuição e agro-negócio. AL/ADR