Luanda - A Presidente da República Democrática Federal da Etiópia, Sahle-Work Zewde, enalteceu, esta quinta-feira, em Addis-Ababa, os esforços do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, para a pacificação e segurança do continente africano.
A estadista etíope, que falava durante um encontro com o chefe da diplomacia angolana Téte António, destacou o envolvimento do homólogo angolano para o fim da crise entre as repúblicas Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda e, mais recentemente, no Sudão.
Durante o encontro foram abordadas questões bilaterais, com foco na consolidação da base jurídica, com vista a conclusão e assinatura dos três projectos pendentes, nomeadamente Acordo Geral de Cooperação nos domínios Económico, Técnico, Científico e Cultural, Acordo sobre a Isenção de Vistos em Passaportes Diplomático e de Serviço e o Memorando de Entendimento para o Estabelecimento de Mecanismos de Consultas Políticas.
Na ocasião, o chefe da diplomacia angolana enalteceu a experiência da Etiópia no sector da indústria e tecnologia agro-alimentar, apresentado como um espaço de actuação do futuro farmacêutico, além de considerar inadiável a reavaliação dos dois únicos instrumentos jurídicos bilaterais existentes nos domínios dos serviços aéreos, de 1977, e do comércio, de 1981, na perspectiva da sua revisão.
O ministro Téte António se encontra desde quarta-feira na capital etíope no quadro de consultas com Azali Assoumani, Presidente da União das Comores e em Exercício da União Africana (UA).FMA/SC