Luanda - O presidente da República Dominicana, Luís Abinader, manifestou esta sexta-feira, em Santo Domingo, o interesse em visitar Angola para fortalecer ainda mais as relações existentes entre os dois paises.
A pretensão foi expressa, conforme uma nota de imprensa, num breve encontro com a embaixadora de Angola não residente naquele país, Maria Cândida Teixeira, momentos depois do estadista dominicano ter sido investido para um segundo mandato de quatro anos.
A diplomata, que representou angola na cerimónia, ao lado de representantes de mais de 90 paises, defendeu que as relações de cooperaçao entre os dois Estados devem ser aprofundadas por via da implementação de projectos mutuamente vantajosos.
Recentemente, realizou-se, em Santo Domingo, capital dominicana, a primeira reunião de consultas políticas, cujo principal objectivo foi fortalecer a cooperação e explorar oportunidades de colaboração em áreas de interesse comum.
Na reunião foi assinado um memorando de entendimento entre a Academia Diplomática Venâncio de Moura, de Angola, e o Instituto de Ensino Superior de Formação Diplomática e Consular, da República Dominicana.
Além disso, foram abordadas perspectivas sobre a actual situação internacional, incluindo a crise no Haiti.
As relações entre os dois países foram estabelecidas em 2009, durante uma cerimónia ocorrida em Nova Iorque.
A República Dominicana é um país localizado ao centro-leste da América Central, no mar das Caraíbas e tem uma superfície de 48 mil 442 quilómetros quadrados.
É um dos principais destinos turísticos do Caribe. VIC