Luanda – A presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gambôa, visitou sexta-feira, o Centro Tecnológico da Huawei, em construção, em Luanda, para inteirar-se de algumas soluções tecnológicas mais avançadas do mercado mundial.
Numa nota de imprensa, o Tribunal de Contas indica que a visita enquadrou-se no desejo da instituição modernizar o seu sistema de gestão informatizada do processo de verificação da prestação de contas, a que estão sujeitas mais de duas mil entidades da administração pública e do sector empresarial público, sob sua jurisdição.
Segundo esclarece a nota a que a Angop teve acesso, o Tribunal de Contas perspectiva, entre as suas acções estratégicas, a modernização tecnológica para cumprir a missão de fiscalização das finanças públicas, que a Constituição da República lhe confere.
Com a modernização do seu sistema de tecnologias de informação, o Tribunal de Contas pretende dar suporte digital e fluidez ao processo de controlo do erário, adianta a nota, enfatizando que constam do plano estratégico da instituição a materialização do visto electrónico e da prestação de contas por via digital.
O director de gestão da Huawei, Zhang Peng, considerou Angola um mercado importante, que tem melhorado a cada dia, tendo salientado que têm visto um grande avanço na digitalização e maior conhecimento no uso das novas tecnologias.
Salientou que em África a missão da sua empresa é ajudar na prestação de serviços públicos de qualidade e transformar os processos em papel em digitais, pelo que está a estabelecer-se na região austral do continente, com soluções para várias áreas de desenvolvimento.
O parque tecnológico da Huawei em construção terá capacidade para formar dois mil alunos por ano.