Luanda – O Presidente do Senado Brasileiro, Rodrigo Pacheco, manifestou satisfação pela solidariedade do parlamento angolano face à invasão da sede do Senado, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), por manifestantes, a 8 deste mês, num acto que atentou contra os valores democráticos e a estabilidade das instituições do Estado.
Em mensagem de agradecimento enviada à Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, a que a ANGOP teve acesso esta terça-feira, Rodrigo Pacheco realça, que no âmbito das relações bilaterais entre Angola e o Brasil, assume grande importância o fortalecimento da democracia como base fundamental da soberania num mundo moderno e fonte de legitimidade e poder do Estado.
“Tenho a satisfação de acusar, e agradecer, a oportuna mensagem de solidariedade e repúdio aos lamentáveis episódios ocorridos em Brasília”, lê-se na mensagem.
Recorda- se que, a 8 de Janeiro último , manifestantes pró-Jair Bolsonaro furaram um bloqueio das autoridades e invadiram o Senado, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), provocando perdas materiais e criaram um clima de pânico e de desordem social.