Luanda – O Presidente do MPLA, João Lourenço, anunciou, esta segunda-feira, o rejuvenescimento do Bureau Político do Partido e do seu Secretariado, nos próximos dias.
O líder partidário discursava na abertura do VIII Congresso Extraordinário do MPLA que, até terça-feira, vai discutir ajustamentos aos estatutos do partido e à tese sobre os 50 anos de Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro de 2025.
Detalhou que logo após o conclave será convocada uma reunião do Comité Central para se proceder a alteração anunciada, "para nos ajustarmos aos grandes desafios que teremos de enfrentar".
O Presidente João Lourenço augurou que o Congresso produza resultados benéficos para o país.
Por outro lado, o líder do MPLA garantiu que o partido vai continuar a exercer e aprofundar a democracia interna e a respeitar o papel e as competências dos órgãos de direcção eleitos aos mais diferentes escalões da hierarquia da organização.
Sustentou que está actuação será com base nos marcos definidos pelos Estatutos, em defesa dos superiores interesses do MPLA e da nação.
Participam no VIII Congresso Extraordinário, que encerra terça-feira, cerca de dois mil delegados idos das 18 províncias do país e da diáspora, para discutir o ajustamento ao estatuto do MPLA e a tese dos 50 anos de Independência, dois únicos pontos da agenda do conclave.ART