Doha (Dos enviados especiais) – O Presidente do Malawi, Lazarus McCarthy Chakwera, exprimiu, este domingo, a possibilidade de deslocar-se a Angola para participar na reunião da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a ter lugar em Agosto do presente ano, em Luanda.
A informação foi prestada à imprensa pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, em Doha (Catar), após um encontro que o Estadista do malawi manteve com a Vice-Presidente de Angola, Esperança da Costa, à margem da 5ª Conferência dos Países Menos Desenvolvidos (PMD).
Neste encontro de cortesia, Esperança da Costa felicitou Lazarus McCarthy Chakwera, presidente cessante dos PMD, “pelo excelente trabalho realizado” e trocaram impressões sobre o futuro do continente africano, tendo a Vice-Presidente da República enfatizado “que África deve ser dona dos seus próprios destinos”.
De acordo com Domingos Vieira Lopes, Esperança da Costa e Lazarus McCarthy Chakwera passaram em revista as relações de cooperação entre Angola e o Malawi.
Ainda à margem do evento, a Vice-Presidente manteve um encontro de cortesia com o Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema.
Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI)
Noutro momento, a Vice-Presidente concedeu uma audiência ao director-geral da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), Daren Tang, que manifestou “bastante interesse em continuar a cooperar com Angola”.
Na qualidade de bióloga, Esperança da Costa chamou atenção para a necessidade de aproveitar-se melhor o conhecimento das populações locais e que se trabalhe no sentido de promover-se acções com vista a dotá-las de conhecimento para um casamento com a ciência.
Agência Internacional de Energia Atómica
A Vice-Presidente de Angola recebeu, também, em audiência, o director-geral Adjunto da Agência Internacional de Energia Atómica, Hua Liu, que se propõe trabalhar num diagnóstico em relação à investigação sobre o cancro, abrindo-se a possibilidade de apoiar estudantes angolanos nesta área e a criação de um centro afim no país.
Segundo o secretário de Estado, Hua Liu falou na perspectiva de um trabalho com o Ministério de Energia e Águas com base na colaboração efectiva existente, por forma a dar mais corpo à cooperação.
Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento
A secretária-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (CNUCED) anunciou que se vai entrar para uma nova área de cooperação, relacionada com a economia azul, no âmbito da diversificação da economia, e da criação, em Angola, de mais emprego e de qualidade, para a juventude, que representa uma alta percentagem da população.
Rebeca Grynspan teceu estas declarações à imprensa, após uma audiência concedida pela Vice-Presidente da República de Angola, à margem da 5ª Conferência dos Países Menos Desenvolvidos (PMD), na qual ambas participam na capital do Catar, Doha.
“Foi uma conversa bastante interessante, como sabeis Angola e a CNUCED cooperam há mais de cinco anos e estou certa de que Angola, como país, é um modelo a seguir pelos outros estados”, declarou.
Rebeca Grynspan manifestou orgulho pelo resultado dos investimentos rm Angola.
Cooperação Angola-Brasil
Outra entidade recebida, em audiência, por Esperança da Costa foi o director da Agência Brasileira de Cooperação, Ruy Carlos Pereira, com vista a elevar o nível da cooperação Angola-Brasil, em diferentes domínios, principalmente no económico e no empresarial.
ADR/AL