Luanda - O Presidente do Madagáscar, Andry Nirina Rajoelina, chegou na tarde desta quarta-feira a Luanda, para uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do seu homólogo João Lourenço, para o reforço da cooperação bilateral.
O programa de visita do estadista malgaxe inicia-se quinta-feira com a deslocação ao Memorial António Agostinho, onde vai render homenagem ao primeiro Presidente de Angola.
Em seguida, vai ao Palácio Presidencial, à cidade Alta, onde, depois de ser recebido com honras militares, mantém um encontro com o Presidente da República, João Lourenço, ao mesmo tempo que decorrem as conversações entre as delegações dos dois países, que finalizam pormenores sobre os acordos a assinar.
Momentos depois, João Lourenço e Andry Rajoelina vão testemunhar a assinatura de acordos nos domínios diplomático, comercial e económico.
No período da tarde, o Chefe de Estado malgaxe desloca-se à Assembleia Nacional, onde está agendada uma sessão especial em honra à sua visita a Angola.
O primeiro dia de trabalho de Rajoelina a Angola será concluído com uma visita à Refinaria de Luanda, para se inteirar do seu funcionamento.
Sexta-feira, último dia da visita, está marcada uma deslocação ao Centro de Ciências de Luanda, antes de receber cumprimentos de despedida no Palácio Presidencial.
Cooperação
Em Junho último, durante uma reunião ministerial decorrida em Antananarivo, capital do Madagascar, os dois países trocaram notas para o estabelecimento de relações diplomáticas e anunciaram a assinatura de um Acordo quadro geral de cooperação.
No comunicado conjunto da reunião, as partes decidiram ainda rubricar um Memorando de entendimento sobre consultas políticas e um Acordo de supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço.
Acordou-se também a troca de visitas oficiais a alto nível e a acreditação de embaixadores extraordinários e plenipotenciários.
Os dois governos têm interesse em cooperar em vários domínios, com destaque para os recursos minerais, a agricultura, as pescas, o turismo e a educação.
Em Dezembro de 2023, na cerimónia de investidura do Chefe de Estado malgaxe, reeleito para um terceiro mandato, João Lourenço e Andry Rajoelina abordaram a necessidade do incremento das relações de cooperação entre ambos os países.
Madagáscar é um país insular situado perto da costa sudeste do continente africano, e membro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), tal como Angola.
O país, com uma população estimada em mais de 28 milhões de habitantes, não possui fronteiras terrestres e os seus vizinhos mais próximos são Moçambique, Seychelles, Comores e diversas possessões francesas na região.
Perto da movimentada capital, Antananarivo, está localizado Ambohimanga, um complexo de palácios reais e tumbas em uma encosta, assim como a "Avenida dos Baobás", uma estrada de terra repleta de árvores centenárias enormes. ART