Luanda - O Presidente da República Árabe do Egípto, Abdel Fattah El-Sisi, deixou esta tarde, Luanda, com destino a Moçambique, depois de uma visita de algumas horas a Angola, destinada ao reforço da cooperação bilateral.
No aeroporto Internacional "4 de Fevereiro", Abdel Fattah El-Sisi, recebeu cumprimentos de despedida do ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Durante a sua permanência em Luanda, o estadista foi recebido pelo Presidente João Lourenço, bem como testemunhou a assinatura de dois memorandos de entendimento, no quadro do reforço das relações bilaterais.
No quadro da visita, os dois países acordaram cooperar em matéria de Segurança e Ordem Pública, tendo o instrumento jurídico sido assinado pelos ministros do Interior de Angola, Eugénio Laborinho, e das Relações Exteriores do Egipto, Sameh Shoukry.
Na cerimónia, presenciada pelos Estadistas dos dois países, João Lourenço (Angola) e Abdel Fattah El-Sissi (Egipto) também foi rubricado o Memorando de Entendimento relativo à Assistência Técnica sobre Águas Subterrâneas.
Este memorando foi rubricado pelos ministros da Energia e Águas de Angola, João Baptista Borges, e das Relações Exteriores do Egipto, Sameh Shoukry.
As relações político-diplomáticas entre ambos os países foram formalizadas a 26 de Março de 1987, por via da assinatura, em Luanda, do Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica e Técnica.
Depois de Moçambique, segundo apurou à ANGOP, o presidente egípcio visitará a República da Zâmbia, na continuidade ao seu périplo por esta região da África Austral.
Abdel Fattah Saeed El-Sisi é o actual Presidente do Egipto desde 2014.
Nascido a 19 de Novembro de 1954, em Al-Jamaliyah, Abdel Fattah El-Sisi já exerceu as funções de Presidente da União Africana (2019–2020). SL/SC/ADR