Luanda - O Presidente do Conselho Soberano do Sudão, general Abdel Fattah Burhan, chegou esta segunda-feira a Luanda para manter um encontro de trabalho com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o estadista sudanês recebeu cumprimentos de boa vindas do ministro das Relações Exteriores, Téte António.
O general Abdel Fattah Burhan preside ao Conselho Soberano do Sudão, como órgão de transição, desde 2019, e foi também Presidente interino do Sudão de 12 de Abril de 2019 a Agosto do mesmo ano, após a renúncia do então Presidente, Ahmed Ibn Auf.
Desde 15 de Abril de 2023, dois grupos militares travam uma disputa pelo poder no país num conflito que opõe as Forças Armadas Sudanesas (FAS), lideradas pelo general Burhan, e as milícias das Forças de Apoio Rápido (FAR), do general Mohamed Hamdane Daglo.
O conflito teve início após uma série de desavenças entre os dois grupos sobre a partilha do poder, que se seguiram ao golpe militar que derrubou o general Al-Bashir, no final de 2021.
A República do Sudão é limitada a norte pelo Egipto, a leste pelo Mar Vermelho, por onde faz fronteira com a Arábia Saudita, pela Eritreia e pela Etiópia, a sul pelo Sudão do Sul e a oeste pela República Centro Africana, Tchad e Líbia.
O rio Nilo divide o país em duas metades: a oriental e a ocidental. é predominantemente islâmico
Até 2011, o Sudão era o maior país de África e do Mundo árabe, antes da independência do Sudão do Sul na sequência de um referendo. VIC