Luanda - O Presidente francês, Emmanuel Macron, terminou a sua visita oficial de 24 horas a Angola.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Presidente da República de França recebeu cumprimentos de despedida do ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António.
Durante a sua estada em Angola, o Estadista francês reuniu, em privado, com o seu homólogo angolano, João Lourenço, com quem passou em revista assuntos ligados à cooperação bilateral, bem como da actualidade internacional.
Emmanuel Macron, que visitou Angola a convite do Presidente João Lourenço, recebeu no palácio honras de Estado e cumprimentos dos membros do Executivo angolano.
Os dois estadistas testemunharam a cerimónia de assinatura de quatro acordos de cooperação entre a França e Angola.
Relações bilaterais
Angola e França estabeleceram relações diplomáticas a 17 de Fevereiro de 1976. Os dois países possuem, igualmente, relações de cooperação em diversas áreas.
A cooperação entre os dois países conheceu novos desenvolvimentos depois da visita oficial do Presidente João Lourenço a França, a 28 de Maio de 2018.
No quadro da cooperação bilateral, mais de 70 empresas francesas operam em Angola. As exportações de petróleo de Angola para França rondam os 400 milhões de dólares norte-americanos.
A França pretende alterar e aprofundar as relações comerciais com Angola, no âmbito da diversificação económica em curso no país.
Constam das prioridades questões ligadas à industrialização, particularmente nos domínios da logística, distribuição e agro-negócio. OHA/VM