Luanda - O Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, chega terça-feira (10) a Luanda, para uma visita de Estado de 72 horas, a convite do homólogo angolano, João Lourenço.
A informação foi divulgada esta segunda-feira, em nota, pelo Ministério das Relações Exteriores (Mirex) de Angola.
O documento informa que o Presidente Hakainde Hichilema será recebido no Aeroporto Internacional "4 de Fevereiro", pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António.
O programa do Estadista zambiano prevê uma visita ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, onde fará a deposição de uma coroa de flores.
A agenda de Hakainde Hichilema prevê também uma deslocação ao Palácio Presidencial da “Cidade Alta”, para um encontro com o Presidente João Lourenço.
De acordo com o programa, citado pelo Mirex, delegações dos dois países vão reunir-se em encontros bilaterais, onde se prevê a assinatura de vários instrumentos jurídicos, no âmbito do reforço da cooperação bilateral.
No quadro da visita, Hakainde Hichilema deverá discursar na Assembleia Nacional, estando prevista uma deslocação à província de Benguela, para tomar contacto com as potencialidades económicas daquela região do país.
Angola continua a ser um parceiro estratégico nas relações com a Zâmbia e os dois países partilham uma longa fronteira.
O ponto alto das relações entre Angola e a Zâmbia é assinalado com a visita que o Presidente João Lourenço efectuou, em Maio do ano de 2018, à Zâmbia.
A visita do Chefe de Estado angolano teve como resultado a assinatura de cinco acordos de cooperação bilateral, totalizando 14 instrumentos jurídicos nos mais variados domínios.
Entre os acordos destaca-se o relativo à isenção de vistos em todos os passaportes nacionais.