Malanje - O Presidente da República, João Lourenço, visitou hoje, quinta-feira, a Feira do Campo de Malanje 2023, onde estão expostas as potencialidades agrícolas dos 14 municípios da província.
Durante cerca de uma hora, o Chefe de Estado recebeu informações detalhadas sobre o nível de produção dos municípios, incluíndo dos principais actores do sector agrícola da região, com destaque para a UNICANDA (maior produtor de milho do país) e a fazenda PIPE, virada à produção de milho, feijão e soja.
João Lourenço inteirou-se também do andamento do processo de retoma da produção do algodão no município de Cunda-dia-Base, numa aposta da empresa IEP ALCAAL, detentora da TEXTANG II, que na campanha agrícola 2022/2023 produziu 207 toneladas do produto, numa área de 69 hectares.
Na última campanha agrícola, o projecto de reactivação da produção do algodão envolveu 83 famílias.
Para o ano agrícola 2023/2024, a empresa IEP ALCAAL prevê alargar a área de produção de 69 para 150 hectares, sendo 100 no município de Cunda-Dia-Base e 50 em Cahombo, neste último em regime experimental, prevendo-se uma colheita de 405 toneladas.
Por outro lado, o Presidente da República tomou contacto com o nível de produção de arroz da empresa Planeta Verde, no município de Luquembo, que no seu primeiro ano de cultivo (2022) colheu mil e 500 toneladas em 156 hectares.
No época prestes a começar, a meta do projecto é atingir 400 hectares e uma previsão de três mil toneladas.
Com término previsto para domingo (10), a Feira do Campo de Malanje conta com a partcipação de 38 expositores.
O Presidente da República, que cumpriu hoje o segundo e último dia de trabalho na província de Malanje, orientou uma reunião com o Governo local.
No seguimento da sua visita à Malanje, o Chefe de estado visitou quarta-feira, no municipio de Causo, a Fazenda Quizenga Lutete e a Companhia de Bioenergia (BIOCOM). ACC/PBC/AL