Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, desembarcou, na tarde desta sexta-feira, em Luanda, após ter participado, hoje, em Djibloho (Guiné Equatorial), na Cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), que teve como foco a situação do Gabão.
João Lourenço foi recebido, à sua chegada, pela Vice-presidente da República, Esperança da Costa, entre outras individualidades.
Na sessão de abertura da cimeira, o Presidente em exercício da CEEAC, Obiang Nguema, defendeu a necessidade de um esforço conjunto entre os Estados-membros para a garantia da paz, estabilidade e segurança da região.
O também Estadista da Guiné Equatorial frisou que os desafios impostos devem merecer uma atenção especial de todos, tendo em conta a paz e a estabilidade regional e garantir que a população possa viver num clima de harmonia, segurança e bem-estar.
O evento foi antecedido da realização, na quinta-feira, da reunião do Conselho de Ministros, no quadro do Conselho de Paz e Segurança da África Central (COPAX) sobre a transição política no Gabão.
Durante a reunião, os ministros analisaram o relatório intercalar do facilitador da CEEAC sobre o processo de transição no Gabão, bem como as recomendações do Presidente da Comissão da CEEAC sobre a implementação da decisão relativa à deslocalização provisória da sede da comunidade, de Libreville para Malabo (Guiné Equatorial).
A CEEAC é constituída por Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Rwanda, São Tomé e Príncipe e República Democrática do Congo. SC/ADR