Luanda - O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), João Lourenço, assinou vários decretos em que promoveu, exonerou e nomeou oficiais generais, almirantes e superiores, bem como licenciou outros à reforma, por limite de idade.
Entre as nomeações, que constam do Diário da República a que a ANGOP teve acesso esta quinta-feira, destaca-se a do general Dinis Segunda Lucama, para o cargo de inspector-geral de Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria. Antes, o até então tenente-general foi exonerado do cargo de chefe do Estado-Maior do Exército e promovido ao posto de general.
O general Dinis Lucama terá como adjunto o tenente-general Manuel Jorge da Conceição. A vaga deixada como chefe do Estado-Maior do Exército foi preenchida pelo tenente-general Francisco Ndala Cativa.
Abílio Nachingue Paquisi foi exonerado do cargo de director-adjunto do Instituto Superior Técnico Militar do Estado-Maior General das FAA e nomeado director nacional de Indústria e Equipamento Militar do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria. Antes da nomeação, foi promovido de brigadeiro para tenente-general.
Horácio António Neto foi exonerado do cargo de director-adjunto para Autoridade Aeronáutica da Direcção Nacional da Autoridade Aeronáutica e Marítima e nomeado director deste órgão afecto ao Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria. Antes, o brigadeiro foi promovido a tenente-general.
Já José Filomeno da Fonseca foi nomeado para o cargo de Director Nacional-Adjunto para a Política de Defesa do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, enquanto Manuel Bento passa a exercer o cargo de Director Nacional-Adjunto para a Autoridade Marítima da Direcção Nacional da Autoridade Aeronáutica e Marítima do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.
O tenente-general Ivo Manuel Mendes Jardim, até então director da Polícia Judiciária Militar, foi nomeado para o cargo de procurador militar-adjunto das FAA. O tenente-general António José Neto foi exonerado do cargo de comandante da Região Militar Norte e nomeado para chefe da Direcção Principal de Operações do Estado-Maior General das FAA.
O tenente-general Evaristo Domingos Meti foi nomeado para o cargo de inspector do Exército, enquanto o tenente-general Francisco José Carmelino dos Santos vai exercer funções similares na Força Aérea Nacional.
Promovido ao posto de vice-almirante, o então contra-almirante Augusto Alfredo Lourenço deixa de ser comandante-adjunto para Educação Patriótica da Região Naval Norte para exercer funções similares na Marinha de Guerra Angolana.
O tenente-general Amílcar David Etossi Eugénio foi nomeado para o cargo de comandante da Região Militar Luanda.
O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) delegou poderes ao ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria para conferir posse às entidades nomeadas.
Reforma
O Comandante em Chefe das FAA licenciou do serviço militar activo à reforma, por limite de idade, os oficiais generais e almirantes Gouveia João de Sá Miranda, Henrique Futi, Paulo de Sousa Alves dos Santos, Agostinho Kamuango, Agostinho Tomás, Alexandre Nelito Maveco Buela, Alfredo Tyaunda, António Joaquim Fernandes, António Duarte Soares, António Mateus Júnior de Carvalho, António Nunes de Sousa Felício, Artur Jorge Gonçalves e Artur Valente de Oliveira.
Foram igualmente licenciados à reforma, por limite de idade, entre outros, os oficiais generais e almirantes Augusto Ouro Alegria, Avelino Pronco, Casimiro Titino Franque, Domingos Filipe Quicongo, Fernando Amândio Mateus, Filomeno António Pereira, Gildo de Carvalho dos Santos, Hélder José Domingos, Jacinto Mbandua, João Baptista Costaião, Joaquim Mbeca França e José Adriano Paulino. DC