Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se sexta-feira (11) a Kigali, Rwanda, na sequência dos esforços de mediação da tensão reinante entre este país e a RDC.
De acordo com o secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa, Luís Fernando, que hoje fez este anúncio, esta é mais uma deligência que o Estadista angolano faz na tentativa de reconquistar a paz para o Leste da República Democrática do Congo (RDC).
Neste sentido, no sábado, teve lugar na capital angolana, intensa acção diplomática, marcada pela reunião tripartida entre os titulares das pastas dos Negócios Estrangeiros da RDC, Christophe Pen’Apala, e do Rwanda, Vicent Biruta, e o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António.
Na sequência da crise política e militar, nos últimos dias a RDC expulsou o embaixador do Rwanda da capital congolesa, Kinshasa.
Ainda no quadro da busca de soluções, o chefe de Estado angolano, João Lourenço, manteve contactos telefónicos, nos últimos dias, com os seus homólogos da RDC, Félix Tshisekedi, e do Burundi, Evariste Ndayishimiye, assim como com o Secretário-Geral da ONU, António Gueterres.
A tensão no Leste da RDC cresceu nos últimos meses, após o reinício, em Março último, dos combates entre o exército congolês e o movimento M23, segundo as autoridades de Kinshasa, apoiado pelo Rwanda, país vizinho.
Angola preside à Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), bloco geográfico ao qual pertence o Congo Democrático, e o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi mandatado pela União Africana para mediar o conflito, daí que se tem multiplicado em iniciativas para alcançar a paz na região.