Accra (Do enviado especial) – O Presidente da República, João Lourenço, cumpre, esta terça-feira, o segundo e último dia da sua visita de Estado ao Ghana, com uma intervenção no parlamento e participação no Fórum de Negócios em Angola.
No período da manhã, o Chefe de Estado angolano visita o secretariado da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), local que acolhe o fórum de negócios, e reúne-se com o secretário-geral da organização.
O Presidente João Lourenço participa, no período da tarde, numa sessão especial do parlamento, onde fará uma intervenção.
O estadista angolano, que se encontra em Accra desde domingo, no quadro de um périplo que já o levou à Turquia e à República da Guiné, manteve, segunda-feira, um encontro em privado com o seu homologo ghanense, Nana Akoufo-Addo, e homenageou o “pai da Independência do Ghana”, Kwame NKrumah.
Ainda segunda-feira realizou-se uma conferência de imprensa conjunta dos dois estadistas, após prestigiarem com a sua presença a assinatura do Memorando de Intenções, que define as áreas de cooperação bilateral, por parte dos ministros das Relações Exteriores de Angola e das Relações Exteriores e Integração Regional do Ghana.
Na conferência de imprensa, João Lourenço afirmou que os dois países procuram manter acesa a chama da amizade, que data de há vários anos.
No quadro do Memorando de Intenções, Angola poderá contar com a experiência do Ghana na agricultura, devido ao seu potencial neste domínio, com destaque para a produção de cacau, enquanto os ghanenses vêem Angola como uma oportunidade para a sua indústria petrolífera.
Angola e o Ghana, que partilham uma história comum na luta pelas independências nacionais, rubricaram os primeiros instrumentos jurídicos e de cooperação, em 1976.