Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, assegurou, esta quarta-feira, a entrega, até ao final do mês de Dezembro, da infra-estrutura do Centro de Ciência e Tecnologia de Luanda (CCL) à sociedade angolana.
O Chefe de Estado angolano, que falava no final da visita de constatação às obras do referido centro, situado na zona baixa da capital do país, Luanda, mostrou-se satisfeito com o andamento das obras, que estão na ordem dos 85 por cento de execução.
Por este facto, afirmou que a sociedade vai ganhar uma instituição de grande importância, principalmente para os estudantes.
Por outro lado, reconheceu a falta de profissionais para o funcionamento do centro e garantiu o recrutamento dos quadros nacionais que irão beneficiar de formação e treinamento para o efeito.
“Vamos dar formação. Uma empresa será responsável por contratar o pessoal angolano que poderá obter conhecimento durante seis (6) meses, isto é, entre Junho e Dezembro, altura em que esperamos estar prontos para o uso do equipamento”, sublinhou.
Disse que todos os angolanos terão acesso ao centro, que vai retratar dos recursos naturais e do meio ambiente, bem como albergar vários espaços temáticos com exposições culturais das várias regiões do país.
Na ocasião, o Presidente João Lourenço mostrou-se insatisfeito com o andamento das obras do futuro Hospital Central Pedro Maria Tonha “Pedalé”, por si visitado ants, e disse ter tomado algumas medidas para a resolução dos problemas verificados.
O Centro de Ciência e Tecnologia de Luanda está a ser erguido no local em que funcionou a fábrica de sabão da Companhia Geral de Angola, uma unidade industrial estabelecida em 1925.
Implantado numa área de 9.600 metros quadrados, o Centro de Ciência e Tecnologia contará com salas de exposições, mediateca, cinema e auditórios.
Em Junho de 2021, o Presidente da República, João Lourenço, destinou 50 milhões de dólares para a conclusão e o apetrechamento da infra-estrutura, localizada na antiga Fábrica de Sabão.
A empreitada de obras públicas dos trabalhos de restauros complementares, apetrechamento, fornecimento de equipamentos e módulos expositivos foi adjudicada à empresa Athena Swiss AG, por ajuste directo. FMA/SC/ADR