Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, deixou na manhã desta quarta-feira, Luanda com destino à província do Zaire, norte do país, para, de perto, se inteirar da situação política, económica e social da região.
O estadista angolano vai presidir a uma reunião com o Governo do Zaire, com a finalidade de tomar contacto com o relatório pormenorizado sobre a vida socio-económica da província, a ser apresentado pelo governador Adriano Mendes de Carvalho.
Da reunião farão parte ministros que darão respostas às preocupações sectoriais que forem apresentadas pelo governo local.
A jornada de trabalho, de algumas horas, do Presidente João Lourenço termina com uma visita às obras do Hospital Provincial do Zaire.
Lançadas em 2014, as obras do imponente edifício de três andares sofreram longo período de paralisação, retomando em Junho de 2022 e com previsão de conclusão no próximo ano.
Será uma unidade hospitalar diferenciada, com capacidade para 290 camas, comportando serviços de cuidados intensivos para adultos, pediátricos e neonatal, hemodiálise, reabilitação, imagiologia, blocos operatórios, entre outros.
A infra-estrutura, orçada em 87 milhões e 850 mil dólares, está localizada na periferia da cidade de Mbanza Congo e ocupa uma área de 27 mil metros quadrados. A empresa VAMED é a responsável pela conclusão das obras.ART