Luanda – A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, felicitou esta sexta-feira, a sua homóloga de França, Yael Braun Pivet, pela sua reeleição para um novo mandato.
Em nota enviada à ANGOP, Carolina Cerqueira augura que com o seu sentido de diálogo, mulher inspiradora de pontes e de consensos, Yael Braun Pivet continue a congregar as aspirações de todos os deputados franceses na mais representativa Assembleia Nacional que dirige.
“Com subida satisfação saúdo a sua reeleição para um novo mandato à frente da Assembleia Nacional da República Francesa, cargo que assumiu em 2022, tornando- se na primeira mulher a aceder a este cargo”, expressou.
Manifestou-se convicta de que a liderança da líder do parlamento francês será marcada pela excelência, pelos valores democráticos e pelo compromisso com o bem-estar dos cidadãos franceses.
Para o efeito, a presidente do parlamento reafirmou a disponibilidade da Assembleia Nacional em prosseguir no fortalecimento e aprofundamento das relações de amizade, solidariedade e cooperação interparlamentar, em defesa da paz, da justiça social, da democracia e por instituições fortes.
“Continuaremos a apoiar e a reconhecer o seu empenho na defesa dos direitos e igualdade entre deputados e deputadas e o papel que tem vindo a promover para que a representatividade geracional e do género nos parlamentos seja uma prioridade, conforme ficou demonstrado na Cimeira de Mulheres Líderes de que foi anfitriã em 2023 em Paris, reunião em que deputadas angolanas participaram”, disse.
Ao concluir, Carolina Cerqueira desejou que a liderança da homóloga ilumine o caminho da democracia e da justiça em benefício de todos os cidadãos franceses, defesa do estado de direito e da paz mundial.
A candidata presidencial, Yael Braun Pivet foi reeleita, quinta-feira à noite, na terceira volta, com 220 votos, à frente do comunista do NFP, André Chassaigne, que obteve 207 votos.
Deste modo, a Assembleia Nacional de França manteve um membro centrista do partido do Presidente Emmanuel Macron como presidente da Assembleia Nacional, depois de uma caótica eleição antecipada ter produzido uma legislatura suspensa.
Yaël Braun-Pivet, 53 anos, é a presidente da Assembleia Nacional desde 2022 e foi reeleita após três rondas de votações na Câmara Baixa do Parlamento.
"Esta eleição obriga-me a mais do que a de 2022, e vou colocar toda a minha determinação a trabalhar para o povo francês", declarou Yael Braun Pivot no seu discurso. ART