Luanda - A Presidente da Assembleia da República de Moçambique, Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, realiza, a partir desta quinta-feira, uma visita oficial de seis dias a Angola.
Segundo nota a que a ANGOP teve acesso, o programa de trabalho inclui
uma deslocação à província de Benguela e encontro com a sua homóloga angolana, Carolina Cerqueira.
Em Benguela, a delegação tem prevista visita ao Gabinete Local de Apoio ao Círculo Eleitoral Provincial, um encontro com o governador Provincial, Luís Nunes, e visitas à infra estruturas e projectos sócio-económicos.
Na agenda consta ainda a assinatura de um novo protocolo de cooperação entre a Assembleia Nacional de Angola e a Assembleia da República de Moçambique, rubricado pela primeira vez a 27 de Novembro de 2003, bem como reuniões com os Presidentes das Comissões de trabalho especializadas para troca de experiências e com os líderes dos partidos políticos com assento no parlamento.
Prevê-se, de igual modo, um encontro com a Associação das Mulheres de Carreira Jurídica, visitas guiadas à sala do Plenário da Assembleia Nacional e à locais históricos e culturais da capital angolana.
Esperança Bias tem também previsto um encontro com a comunidade moçambicana em Angola.
A delegação moçambicana será composta por 14 membros, com destaque para o chefe da Bancada Parlamentar da FRELIMO, Sérgio Parmtie, chefe da Bancada Parlamentar da RENAMO, Viana Magalhães, e o chefe da Banca Parlamentar do MDM, Lutero Simamgo.
Esta será a primeira visita oficial a Angola, depois de assumir a presidência da Assembleia da República de Moçambique, a 13 de Janeiro de 2020.
Esperança Bias é deputada do Parlamento moçambicano desde 2015, tendo sido Vice-presidente e Presidente da Comissão do Plano e Orçamento.