Luanda – A presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, manifestou pesar pela morte do Chefe de Estado namibiano, Hage Geingob, ocorrida este domingo, vítima de doença.
Numa mensagem de condolências a que a ANGOP teve acesso, Carolina Cerqueira considerou Hage Gaingobe como um patriota que, desde muito cedo, engajou-se na luta de libertação dos povos africanos, em geral, e do namibiano, em particular.
“O Presidente Geingob foi incansável no seu contributo para a edificação de uma moderna Namíbia, comprometida com a causa do desenvolvimento sustentável e da promoção da boa governação a nível nacional e internacional.
Destacou, entre as suas inúmeras realizações, o papel decisivo que desempenhou no processo de criação do futuro Parlamento da SADC.
Face ao infausto acontecimento, Carolina Cerqueira, endereça à família enlutada e aos namibianos os mais profundos sentimentos de pesar.
“Estou segura de que a Nação namibiana saberá reerguer-se para ultrapassar este momento difícil de luto e dor”, lê-se na mensagem.
Geingob estava internado no Hospital Lady Pohama, na capital namibiana, Windhoek, após ser diagnosticado com cancro.
Geingob foi o terceiro Presidente da Namíbia, país que se tornou independente na década de 1990, quando deixou de ser politicamente controlado pela África do Sul.
Primeiro-ministro da Namíbia por duas vezes (1990-2002 e 2012-2015, Geingob chegou ao poder, em Março de 2015, antes de ser reeleito, em 2019. FMA/VIC