Luanda - A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, enalteceu, esta quarta-feira, a figura do Papa emérito Bento XVI, considerando-o homem sereno e de uma verticalidade inquebrantável aos seus princípios.
Segundo a presidente do Parlamento, que se deslocou à Nunciatura Apostólica para prestar homenagem ao Papa Bento XVI, este afirmou-se como um dos mais destacados teólogos de todos os tempos e soube marcar uma época importante na sua passagem como líder da Igreja Católica.
“Joseph Retzinger foi uma das figuras mais ilustres da Igreja Católica, de reconhecida intelectualidade, sabedoria e serenidade e de uma verticalidade inquebrantável aos princípios e valores que sempre defendeu”, escreveu Carolina Cerqueira.
Carolina Cerqueira sublinhou que, quando visitou o país, em 2009, Bento XVI deixou a sua marca em Angola, num manifesto de apreço e amizade às comunidades católicas e nos votos de preservação da paz, construção de uma sociedade socialmente justa e economicamente desenvolvida, tendo augurado um país forte e rico e que orgulhe todos os angolanos.
Bento XVI morreu no dia 31 de Dezembro aos 95 anos, tendo abdicado em 2013, tornando-se no primeiro a fazê-lo em seis séculos.
Joseph Ratzinger, que foi Papa entre 2005 e 2013, nasceu em 1927 em Marktl am Inn, na diocese alemã de Passau, tornando-se no primeiro alemão a chefiar a Igreja Católica em muitos séculos e um representante da linha mais dogmática da Igreja.