Lubango - A presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, defendeu, quarta-feira, no Lubango, mais investimento para transformar a Tundavala numa instância turística real, com vista a promover a imagem de Angola em África e no mundo.
A parlamentar reagia, no final de uma visita à zona da Tundavala, com a sua homóloga do Sudão do Sul, Jemma Kumba, depois de o governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi, ter apresentado um projecto de aproveitamento do local.
Trata-se de um projecto de turistificação da zona, sem a descaracterizar, avaliado em 50 milhões de dólares, que prevê a construção de um teleférico, um elevador de vidro com 25 metros, restaurante, cafés, local para campismo, portagem, entre outras infra-estruturas, para atrair mais viajantes à Huíla, tanto nacionais como internacionais.
Actualmente, no local não existe infra-estruturação, mas estudos estão em curso para levar energia eléctrica e água à Tundavala, um processo desenvolvido com as autoridades centrais.
Carolina Cerqueira afirmou que a beleza da Tundavala permanece, pelo que deve ser melhor aproveitada para que gere receitas para a província, sendo para tal necessário empreendimentos turísticos, como restaurantes, hotéis e similares e estruturas rentáveis.
Afirmou que se o projecto for executado a área poderá servir como rota circulatória do Lubango e Namibe, fazendo com que a zona seja de grande atracção e captação de fundos para desenvolver o turismo na região.
Carolina Cerqueira garantiu que a AN será uma advogada na captação desses recursos, mostrando a iniciativa às delegações que vêm ao país de que é bom investir em Angola, conhecer as belezas naturais que tanto maravilham os viajantes.
"É um projecto privado, portanto, temos que atrair investimentos para efectivamente Angola dar-se a conhecer ao mundo, para que conheçam a nossa mesa, cultura e idiossincrasia. Nós, com todo o prazer, aceitamos ser embaixadora deste importante projecto", reforçou.
Já a sua homóloga do Sudão do Sul considerou a Tundavala como um recurso importante para a província, pelo que deve ser aproveitada da melhor forma.
"Ouvimos do governador que será desenvolvida para um centro turístico, e acredito que vai trazer muitas receitas para a província, e a próxima vez que cá viermos, esperamos pagar, para lá chegarmos", manifestou.
Jemma Kumba é também presidente do Fórum dos Parlamentos dos Estados Membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL).
A Tundavala situa-se a 20 quilómetros a oeste do Lubango. Possui uma fenda que é uma “janela” natural do planalto da cidade, a partir da qual se visualiza o município da Bibala, província do Namibe.
A Fenda da Tundavala, classificada como uma das Sete Maravilhas Naturais de Angola em 2014, é um abismo de perto de mil e 200 metros, a jusante da Serra da Leba.EM/MS