Luanda – A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, desloca-se, este domingo, a Cabo Verde, no âmbito da cooperação parlamentar entre os dois países.
O programa de visita da delegação parlamentar angolana chegado à ANGOP inclui, entre outras acções, participação na sessão Solene na Assembleia Nacional de Cabo Verde, visita a Tarrafal, encontros de cortesia com o Presidente da República, Primeiro-ministro e com o presidente do parlamento.
A delegação, integrada pelo secretário da Mesa da AN, Manuel Dembo, pelo líder do grupo parlamentar da Unita, Liberty Chiyaka, pelo deputado do MPLA, Mário Pinto de Andrade, e pela Presidente do Partido Humanista de Angola, Florbela Malaquias, tem ainda em agenda a assinatura do protocolo de cooperação, uma adenda no quadro do reforço das relações entre as duas instituições.
Para além de um encontro alargado entre as delegações parlamentares dos dois países, está ainda agendada uma visita a Santa Catarina.
No quadro da diplomacia parlamentar, Carolina Cerqueira esteve, em Abril do ano em curso, em Marrocos, numa visita que culminou com a assinatura de um acordo entre os parlamentos dos dois países.
O acordo assinado por Carolina Cerqueira e pelo Presidente da Câmara dos Representantes do Reino de Marrocos, Rachid Talbi Alami, visa, essencialmente, o reforço da cooperação parlamentar entre os dois países, tendo como foco a troca de experiência nos mais variados domínios.
Pretende-se, ainda, com o acordo em causa, a dinamização de cooperação bilateral e de amizade e a promoção das históricas relações entre os dois povos.
A propósito, Carolina Cerqueira fez menção ao facto de selar o firme compromisso de garantia do reforço dos mecanismos de interação e intercâmbio, através da partilha de informações e de consultas regulares mútuas entre as duas instituições.
Na ocasião, a deputada angolana deu conta que, por meio da diplomacia parlamentar, a Assembleia Nacional (AN) tem desenvolvido iniciativas a favor da paz em África, com particular realce para a Região dos Grandes Lagos, onde a situação de conflito no leste da República Democrática do Congo (RDC) é preocupante.
De recordar que os parlamentos dos dois países têm cooperado por do Grupo de Amizade Angola-Cabo Verde.VM