Luanda - A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, defendeu esta quarta-feira, em Luanda, o respeito pelos direitos humanos e a resolução pacífica dos conflitos.
Em declarações à ANGOP, à margem da sessão especial sobre os Direitos Humanos, que hoje se celebra a nível mundial, Carolina Cerqueira afirmou que a situação no Médio Oriente exige o respeito pelo Direito Internacional Humanitário, tendo como foco a salvaguarda das vidas humanas de israelistas e palestianianos.
Conforme Carolina Cerqueira, cabe ao Estado de Israel defender a sua segurança mas respeitando a segurança dos palestinianos e dos estados vizinhos.
Carolina Cerqueira afirmou, ainda, que a alteração estatutária do Conselho de Segurança da ONU poderá impulsionar passos fundamentais para a paz mundial.
A líder do parlamento angolano exprimiu ser essa a mensagem que as 130 delegações de todo o mundo têm passado nas diversas intervenções e manifestações públicas.
A Assembleia, cujos trabalhos estão a ser dirigidos por Carolina Cerqueira, na qualidade de presidente do Parlamento angolano, país anfitrião, adoptará várias resoluções, com destaque para o "tráfico nos orfanatos: o papel dos parlamentos na redução de danos". VM