Luanda - O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, deixou esta quarta-feira, Luanda, depois de cumprir uma visita de Estado de três dias, no quadro do reforço da cooperação bilateral.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Estadista cabo-verdiano recebeu cumprimentos de despedida do ministro das Relações Exteriores, Teté António.
Segunda-feira, primeiro dia da visita, José Maria Neves reuniu-se, em privado, com o homólogo angolano, João Lourenço, e chefiou a delegação do seu país Cabo nas conversações oficiais com Angola.
No mesmo dia, o Chefe de Estado deslocou-se ao Memorial António Agostinho Neto, onde depositou uma coroa de flores no sarcófago do primeiro Presidente de Angola, a quem considerou património da humanidade.
De igual modo, na segunda-feira, o Presidente José Maria Neves discursou na Assembleia Nacional, numa sessão Plenária Solene realizada em sua honra.
No quadro da agenda da visita oficial, José Maria Neves inteirou-se na terca-feira do funcionamento da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) e do Arquivo Histórico Nacional.
O Chefe de Estado de Cabo Verde iniciou domingo uma visita de três dias a Angola, a primeira ao estrangeiro desde que assumiu a chefia do Estado cabo-verdiano.
José Maria das Neves foi investido como quinto Presidente de Cabo Verde em Novembro de 2021, na presença de dignitários de vários países e de cinco Chefes de Estado, dentre os quais o Presidente angolano, João Lourenço.