Paris (Dos enviados especiais) – O Presidente angolano, João Lourenço, reafirmou esta sexta-feira, em Paris, o convite aos empresários franceses para que acolham as oportunidades de investimentos em Angola.
Discursando na abertura do Fórum Económico Angola-França, o estadista destacou o importante trabalho desempenhado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) no financiamento de projectos em Angola, especialmente, em áreas como infra-estruturas, energias renováveis e desenvolvimento rural.
Disse que a experiência da AFD na implementação de projectos de grande escala em várias regiões do mundo tem sido um recurso valioso que contribui para o fortalecimento das capacidades locais e a autonomia das condições de vida da população.
Realçou o facto de este ser um grande momento para consolidar as oportunidades através de parcerias públicas e a cooperação directa entre empresas dos dois países.
Neste sentido, adiantou que a interacção entre os empresários, gestores e investidores dos dois países é fundamental para promover a inovação, aumentar a competitividade e melhorar o acesso a novos mercados, tecnologias e recursos.
Para o Estadista, ao fortalecer esses laços pode-se criar um ambiente empresarial dinâmico e integrado, impulsionando a diversificação económica e garantindo uma prosperidade mútua.
Disse ainda que, durante este fórum, é possível explorar e discutir, em detalhe, as medidas que estão a ser implementadas para aprimorar o ambiente de negócios e, consequentemente, atrair mais investimento estrangeiro, bem como os avanços mais recentes que têm permitido ao país ir acelerando o crescimento económico.
“Estimamos que, em 2024, a economia angolana tenha crescido acima de quatro porcento e estamos a prever que o sector não petrolífero cresça perto de cinco porcento durante o ano de 2025”, ressaltou.
O Presidente afirmou que estão em discussão reformas essenciais para simplificar e agilizar os processos da concretização do investimento privado, a dinamização dos mercados financeiros por capitais e a contínua melhoria do ambiente de negócios. IZ/SC