Luanda - Uma mensagem do Presidente da República de Angola, João Lourenço, para o seu homólogo do Níger, Mohamed Bazoum, foi entregue esta quarta-feira (4), em Niamey, no quadro da realização de uma Cimeira Extraordinária sobre o Terrorismo na União Africana (UA).
A missiva do Estadista angolano foi entregue pelo embaixador Itinerante Dombele Mbala Bernardo, na qualidade de enviado Especial do Presidente da República de Angola.
Na ocasião, o Presidente da República do Níger saudou a iniciativa do seu homólogo angolano e reiterou a sua disponibilidade de participar no formato presencial na Cimeira dos Chefes de Estado e Governo da União Africana (UA), prevista para o dia 28 de Maio deste ano, em Malabo (Guiné Equatorial).
A Cimeira Extraordinária sobre o Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, sob a égide da União Africana, é uma iniciativa do Estadista angolano, João Lourenço, cuja proposta apresentou em Fevereiro último, em Addis Abeba (Etiópia).
Informou, ainda, que nesta reunião de Cúpula da organização continental, pretende apresentar a situação actual do seu país, bem como da Comunidade Económica dos Estados da África de Oeste (CEDAO).
Relações de cooperação
A ocasião foi, igualmente, aproveitada pelo Estadista do Níger, Mohamed Bazoum, para manifestar o interesse no incremento da cooperação bilateral com Angola no domínio petrolífero.
Angola e o Níger possuem boas relações diplomáticas.
O Níger é um país situado na África Ocidental e faz fronteira com a Argélia e a Líbia ao Norte, a Leste com o Tchad, a Sul com a Nigéria e o Benin e a Oeste com o Burkina Faso.