Luanda – O Presidente do Egipto, Abdel Fattah El-Sisi, comprometeu-se, esta quarta-feira, em apoiar a classe empresarial do seu país a investir no mercado angolano, por via do Comité Conjunto Angola-Egipto.
Ao falar à imprensa sobre os resultados do encontro privado mantido hoje, em Luanda, com o homólogo angolano João Lourenço, o Chefe de Estado egípcio disse esperar que a aposta resulte no aumento do volume de negócios entre os países.
O Presidente Egípcio expressou, na ocasião, a vontade de fortalecer a cooperação com Angola, na perspectiva do desenvolvimento político e sócio-económico dos dois Estados.
Ladeado pelo homólogo angolano, Abdel Fattah El-Sisi lamentou o facto de o volume das trocas comerciais entre Angola e o Egipto não reflectir o excelente nível de relações de amizade existente.
Noutra vertente, referiu-se aos conflitos no Sudão, Líbia, na República Democrático do Congo, Somália e na região do Sahel, tendo defendido uma solução duradoura.
“Manifestamos em conjunto a nossa preocupação em trabalhar para restaurar a paz e segurança naqueles países do nosso continente”, afirmou o Estadista, sublinhando a necessidade urgente de se intensificar o diálogo entre as partes beligerantes.
Abdel Fattah El-Sisi testemunhou no Palácio Presidencial, na companhia do Presidente João Lourenço, a assinatura de dois instrumentos jurídicos sobre Segurança e Ordem Pública, bem como relativo à Assistência Técnica sobre Águas Subterrâneas.
De Luanda, o líder egípcio segue para Moçambique, no quadro de um périplo que efectua por países africanos, que o conduzirá também à Zâmbia.
Cooperação Angola-Egipto
Angola e o Egipto formalizaram as relações político-diplomáticas a 26 de Março de 1987 por via da assinatura, em Luanda, do Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica e Técnica.
De acordo com informações obtidas pela ANGOP, existe grande interesse dos dois países em incrementar a cooperação em domínios como Economia, Comércio e Indústria, Educação, Ensino Superior e Formação Técnico-profissional, Energia e Águas, Banca e Finanças, Agricultura e Pescas.
Angola e Egipto estão engajados, também, na preparação da primeira sessão da Comissão Bilateral, que deverá avaliar a cooperação e estabelecer o processo de implementação dos instrumentos jurídicos em vigor.
A reunião da Comissão Bilateral permitirá identificar novas áreas de cooperação, tendo em conta as potencialidades de Angola e do Egipto.
O Egipto está localizado na região norte do continente africano, faz fronteira com o Sudão ao Sul, a Líbia ao Oeste, o Mar Mediterrâneo ao Norte e o Mar Vermelho ao Leste.
O Canal de Suez, construído em 1869, liga o Mar Mediterrâneo com o Mar Vermelho através de uma via navegável ao nível do mar com uma população de 100.9 milhões de habitantes e uma extensão territorial de 1.001.450 quilómetros quadrados. AFL/AL/ADR