Gaborone (Do enviado especial) – O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, efectua uma visita à sede da Comunidade de desenvolvimento da África Austral (SADC), em Gaborone, Botswana, na qualidade de presidente em exercício da organização regional.
O estadista, que chegou esta manhã a Gaborone, descerrou a placa que assinala a sua primeira passagem pela sede da SADC.
À sua chegada, o Presidente foi recebido pelo secretário Executivo da SADC, Elias Magosi, que o encaminhou à sala de espera Dr. Kenneth Kaunda, no 7.° Andar, para assinar o livro de visitas.
Seguiu-se a visita à Biblioteca da SADC Julius Nyerere para ter uma apreciação da colecção de História da organização e uma sessão de fotografia de ocasião defronte ao edifício.
No cumprimento da agenda na sede da SADC, onde deve trabalhar até aa meio da tarde, João Lourenço reúne-se com os membros da direcção executiva no salão nobre Sir Seretse Khama.
Na ocasião, será reproduzido um vídeo sobre a Visão da SADC e as áreas prioritárias do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional da SADC (RISDP 2020-2030), sobre o mandato, as funções e a estrutura do Secretariado e distribuição de responsabilidades.
Uma informação sobre as prioridades da SADC e o ponto de situação geral da integração regional (estado actual, questões emergentes e recomendações), consta também dos pontos do encontro.
Na reunião, o presidente da SADC terá a oportunidade de orientar ao Secretariado sobre as acções concretas que têm de ser implementadas, tendo em conta as iniciativas tomadas por Angola com a realização das cimeiras extraordinárias dedicadas à questão da cólera na região e ao impacto do fenómeno El Ninõ.
A parte final do programa reserva um encontro com os quadros profissionais do Secretariado da SADC, no qual o Presidente da República deverá discursar.IZ/ART