Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, está a visitar, desde o início da manhã deste sábado, no município do Porto Amboim, Cuanza Sul, o Projecto Kitabanga, vocacionado para o estudo e conservação de tartarugas marinhas em Angola.
O Chefe de Estado, acompanhado pela Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, no local recebeu informações gerais sobre o projecto.
O casal presidencial visitou ainda a zona de desova de tartarugas marinhas, na foz do Rio Longa, onde procedeu a transferência para o mar de centenas de tartarugas.
O Chefe de Estado visitou também zona de educação ambiental e um atelier em que trabalham mulheres artesãs.i
Iniciado em 2003, na zona das Palmeirinhas, em Luanda, o Kitabanga é um projecto de estudo e conservação de tartarugas marinhas implementado pelo departamento de biologia da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Agostinho Neto.
O projecto conta com a parceria da Fundação Kissama e da Universidade do Namibe, bem como a anuência do Ministério do Ambiente.
O mesmo monitora 150 quilómetros da costa, estando implantado nas províncias do Bengo, Zaire, Benguela, Namibe e Cuanza Sul.
Entre outras acções, o Projecto Kitabanga faz a marcação, controlo e protecção das tartarugas marinhas, bem como o acompanhamento da eclosão dos ninhos e estudos de DNA.
VC/VIC