Madrid (Dos enviados Especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se esta quarta-feira do funcionamento do Canal de Água Isabel II, empresa pública responsável pela gestão do ciclo integral de água à comunidade de Madrid.
Acompanhado pelo ministro angolano da Energia e Águas, João Baptista Borges, o Chefe de Estado assistiu a um vídeo que retrata o funcionamento do canal, tratamento e o abastecimento de água.
Durante a visita guiada, João Lourenço percorreu os laboratórios de análises física, química, de sólidos, lodos, bem como de metais e de microbiologia, assim como o laboratório de amostras de cromatografia.
O Canal de Isabel II é responsável pela gestão de todos os processos dos recursos hídricos, nomeadamente captação, tratamento, distribuição, saneamento, purificação e reutilização de água.
O canal é, desde 1984, é uma empresa hídrica totalmente gerida pelo Estado, dependente da Comunidade de Madrid.
Conta com mais de 2.800 trabalhadores e presta serviço a mais de seis milhões de pessoas em todas as obras envolvidas no ciclo de água; 2/3 da empresa pertence à comunidade de Madrid e 1/3 aos diferentes municípios, aos quais distribui água e presta serviços.
Mais de seis milhões de madrilenos abrem diariamente as torneiras para obter um recurso essencial através desta empresa hídrica.
O Canal possui actualmente 13 reservatórios, com capacidade máxima de armazenamento de 944 milhões de metros cúbicos; o maior deles, o Reservatório El Atazar, tem capacidade para 425 milhões de metros cúbicos, o que representa 45 por cento do total da água captada pelo Canal.
Para garantir o abastecimento de água à comunidade de Madrid, o Canal conta com 33 tanques grandes e 228 mais pequenos, bem como 141 estações elevatórias de água potável, que permitem o abastecimento às zonas mais altas da comunidade.
Ainda nesta quarta-feira, o Presidente da República visitou a sede da Organização Mundial do Turismo, sedeada em Madrid.
Na sede desta agência especializada da ONU, que tem como secretário-geral, Zurab Pololikasvili, da Geórgia, o Presidente João Lourenço assinou o livro de honra e descerrou uma placa a assinalar a visita à essa organização.
A visita de Estado do Presidente João Lourenço ao Reino de Espanha, visa o reforço da cooperação bilateral.