Paris (Dos enviados especiais) – O Presidente da República, João Lourenço, visitou na tarde desta sexta-feira, em Paris, a Central de Tratamento e Reaproveitamento de Resíduos, no cumprimento da sua agenda de trabalho na capital francesa.
A deslocação ao empreendimento instalado nos arredores de Paris faz parte das actividades que marcaram o último dia da visita de Estado de 48 horas que João Lourenço vinha efectuando desde quinta-feira a convite do seu homólogo francês, Emmanuel Macron.
A ocasião serviu para o chefe de Estado angolano inteirar-se do funcionamento da instalação industrial detida pela Suez, empresa francesa de grandes dimensões que está presente no mercado angolano com projectos para melhorar o fornecimento de água potável aos habitantes da cidade de Luanda.
A Central aplica tecnologia avançada no processo de reaproveitamento dos materiais descartados no quotidiano das famílias e outros entes activos, incluindo empresas e fábricas, pondo em marcha o princípio da economia circular.
De acordo com especialistas, com este exercício de colocar no circuito do consumo aquilo que parecia definitivamente perdido, a Suez dá nova vida ao “lixo” de todos os dias, corporizando o princípio segundo o qual na Natureza “nada se perde, tudo se transforma”.
Antes de visitar o empreendimento, João Lourenço recebeu em audiência o director-geral do Grupo Suez, Pierre Pauliao, à margem dos trabalhos do Fórum Económico Angola-França, organizado no quadro da visita do Presidente da República.
O Grupo Suez está presente em Angola em projectos que visam ampliar significativamente o volume de fornecimento de água a Luanda e que deverá beneficiar pelo menos três milhões de consumidores.IZ